O Pai Nosso – Rezar ou Viver?

Pai nosso que estais no céu…

@Sim? Eu estou aqui.

*Por favor, não me interrompa, estou orando!

@Mas você me chamou!

*Eu não chamei ninguém. Estou orando. “Pai nosso que estais no céu…”.

@Aí você, chamou de novo.

*Fiz o que!?

@Me chamou. Você disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que eu posso ajudá-lo?

*Mas eu não quis dizer isso. É que estou orando. Rezo o pai nosso todos os dias e me sinto bem. É como se fosse uma obrigação. E não me sinto bem enquanto não cumpro… +

@Mas como você pode dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são irmão e irmãs…, Como pode dizer que estais no céu, se você não sabe que céu é paz, que céu é amor solidário a todos?

*É… Realmente ainda não havia pensado nisso.

@Mas prossiga sua oração.

* “Santificado seja vosso nome…”

@Espere, espere aí! O que você quer dizer com isso?

*Quero dizer… quer dizer, é … sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!

@Santificado significa digno de respeito, santo, sagrado.

*É… Eu nunca pensei no sentido dessa palavra “santificado”. “Venha a nós o vosso reino, seja feito a vossa vontade assim na terra como no céu”.

@Está falando sério!?

*Claro! Por que não!?

@ E o que você faz para isso acontecer?

*Bem, eu frequento a igreja, participo da missa, do culto…

@ Não foi isso que perguntei. Como você trata seus irmãos? E em que você gasta seu dinheiro? Quanto tempo você dá à televisão, ás propagandas que o levam ao consumismo? E a comunidade? E as celebrações litúrgicas? E eu, como fico nisso!?

*Por favor, pare de criticar!!!

@Desculpe. Pensei que você estava pedindo que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que oram, mas que aceitam a minha vontade, o frio o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.

*Está bem, está bem… Acho mesmo que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se chove, peço sol, se faz sol reclamo do calor, se estou doente, peço saúde, mas não me cuido, não me alimento por causa de estética, ou como de mais…

@Ótimo reconheço tudo isso. Vamos trabalhar juntos. Mas olhe, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou gostando dessa sua nova atitude.

*Desculpe, mas eu preciso concluir. “O pão nosso de cada dia nos daí hoje…”

@Pare aí! Você está me pedindo que pão? Quando me pedir pão, lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que veja como um pai solidário e misericordioso! Mas… Continue.

* “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

@Ah, você quer que eu perdoe do mesmo jeito que você perdoa aos demais, certo?

*Sabe, isso aí é complicado! Muita gente me critica, me calunia, me atrapalha a vida, não me ajuda em nada! Acho que vou pagar na mesma moeda…

@Mas, e sua oração? É uma mera repetição de palavras!? Eu quero que você sai daqui outra pessoa, a oração e para isso. Estou gostando de você ser honesto. Mas não lhe faz bem carregar este peso e este sentimento de vingança dentro de você, não acha?

*Pois eu acho que me sentiria melhor se me vingasse! A vingança é doce…

@A vingança não e tão doce quanto parece. Pense na dor que sua vingança causaria, pense na tristeza e no peso que você sente só de lembrar. Eu posso mudar tudo isso para você.

*Ah é? E como!?

@Perdoe seu irmão e eu perdoarei você e lhe darei paz.

* Mas há alguma pessoa que não da para perdoar…

@Então não me peça perdão ta?

*Está certo! Mas do que quer vingar-me, quero paz. Quero perdoar a todos e a tudo, mas conto com sua graça, sua ajuda. Preciso luz para mim aqueles aquém quero perdoar.

@Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você está se sentindo?

*Bem melhor! Para falar a verdade nunca havia me sentido tão bem assim!

@Me alegro, mas… Ainda não terminamos a oração. Prossiga…

* “E não deixeis cair em tentação mas, livrai-nos do mal……..”

@Ótimo, vou ajudar nisso, mas não se exponha a situação que você sabe que significa tentações para você.

*Como é isso?

@Você me pede ajuda, mas não se ajuda nem me ajuda para que eu possa ajudar você. Quem se expõe ingenuamente ou culposamente ao perigo, nele perecerá.

*Perdoa minhas contradições, meu pecado.

@Sempre perdôo a quem está disposto a perdoar também, mas não esqueça: quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra que falamos! Agora termine sua oração.;

*Terminar? Ah, sim, “Amém”

@E o que quer dizer “Amém?”

*Desculpe, mas não sei. É o final da oração, não é?

@É, mas você só deve dizer “Amém” quando aceita fazer o que pede na oração, quando ajuda a construir meu Reino de justiça e solidariedade, quando acorda com minha vontade, quando colhe e perdoa as pessoas, quando rejeita o ódio e quer, realmente viver o amor. Porque “Amém” quer dizer assim seja, concordo e quero que aconteça tudo o que orei.

*Senhor, obrigado por esse diálogo e por ajudar-me a compreender o sentido dessa prece do cristão: “Pai nosso que estais no céu e aqui”.

@Assim está bem melhor. Eu amo cada um dos meus filhos e filhas e amo com amor de predileção a quem, coerentemente, se dispomos a rezar e viver o Pai Nosso. Fica com minha benção e minha paz!

 

Um pensamento sobre “O Pai Nosso – Rezar ou Viver?

Deixe um comentário